Edital Professor Coordenador em Unidades Escolares

Edital para preenchimento de vagas de Professor Coordenador de Unidade Escolar

A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de São Carlos, de acordo com o Decreto 64.187/2019 e a Resolução Seduc-3, de 11-1-2021, torna público o edital aos interessados em ocupar o posto de trabalho da função de Professor Coordenador das Unidades Escolares circunscritas à regional.

 

I – Dos Requisitos de Habilitação para Preenchimento da Função

a – Ser titular de cargo ou ser docente com vínculo garantido em lei (Estável ou Categoria “F”), com aulas atribuídas;

b – Contar, no mínimo, com 03 anos de experiência docente na rede estadual de ensino;

c – Ser portador de diploma de Licenciatura Plena;

d – Não ter tido cessada a designação para a função de Professor Coordenador no ano corrente.

 

II – Das Atribuições da Função Gratificada de Professor Coordenador-PC

Para acompanhamento de uma única unidade escolar:

1) atuar como gestor pedagógico, com competência para planejar, acompanhar e avaliar os processos de ensinar e aprender, bem como o desempenho de professores e alunos.

2) orientar o trabalho dos docentes, nas reuniões pedagógicas e no horário de trabalho coletivo, de modo a apoiar e subsidiar as atividades em sala de aula, observadas as sequências didáticas de cada ano, curso e ciclo.

3) ter como prioridade o planejamento, a organização e o desenvolvimento de atividades pedagógicas, utilizando os materiais didáticos impressos e os recursos tecnológicos, sobretudo os disponibilizados pela Secretaria da Educação.

4) apoiar a análise de indicadores de desempenho e frequência dos estudantes para a tomada de decisões visando favorecer melhoria da aprendizagem e a continuidade dos estudos.

5) coordenar as atividades necessárias à organização, ao planejamento, ao acompanhamento, à avaliação e à análise dos resultados dos estudos de reforço e de recuperação.

6) decidir, juntamente com a equipe gestora e com os docentes das classes e/ou dos componentes curriculares, a conveniência e oportunidade de se promoverem intervenções imediatas na aprendizagem, a fim de sanar as dificuldades dos alunos, mediante a aplicação de mecanismos de apoio escolar, e a formação de classes de recuperação contínua e/ou intensiva.

7) orientar os professores quanto às concepções que subsidiam práticas de gestão democrática e participativa, bem como as disposições curriculares, pertinentes às áreas do conhecimento e componentes curriculares que compõem o currículo dos diferentes níveis e modalidades de ensino.

8) coordenar a elaboração, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica, juntamente com os professores e demais gestores da unidade escolar, em consonância com os princípios de uma gestão democrática participativa e das disposições curriculares, bem como dos objetivos e metas a serem atingidos.

9) tornar as ações de coordenação pedagógica um espaço dialógico e colaborativo de práticas gestoras e docentes, que assegurem:

a) a participação proativa de todos os professores, nas aulas de trabalho pedagógico coletivo, promovendo situações de orientação sobre práticas docentes de acompanhamento e avaliação das propostas de trabalho programadas;

b) a vivência de situações de ensino, de aprendizagem e de avaliação ajustadas aos conteúdos e às necessidades, bem como às práticas metodológicas utilizadas pelos professores;

c) as abordagens multidisciplinares, por meio de metodologias significativas para os alunos;

d) a divulgação e o intercâmbio de práticas docentes bem sucedidas, em especial as que façam uso de recursos tecnológicos e pedagógicos disponibilizados na escola.

 

III – Período de Inscrição

Entrega da proposta de trabalho de 12-02-2021 a 16-02-2021, nas unidades escolares de seu interesse.

 

IV – Apresentação da Proposta de Trabalho, contendo:

a – Plano de Formação Continuada dos Docentes, contemplando ações a serem desenvolvidas, visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento do trabalho pedagógico, fundamentado nos princípios que norteiam o Currículo Paulista. Tais ações deverão ser pautadas na análise dos indicadores de desempenho da escola;

b – Currículo atualizado contendo a participação em cursos de atualização profissional oferecidos pela Seduc, Diretoria de Ensino e/ou outras instituições de formação continuada de docentes;

c – Experiência profissional na área da Educação.

 

V – Entrevista e Avaliação da Proposta de Trabalho

Para os docentes inscritos, cujas inscrições forem deferidas, as entrevistas ocorrerão na Unidade Escolar, em horários previamente agendados com os respectivos candidatos. Versará sobre o histórico profissional e a proposta de trabalho para o posto de trabalho objeto de sua inscrição.

 

VI – Das Vagas Oferecidas

 

Município/Unidade Escolar Vagas por segmento de ensino Total de Vagas
Ibaté    
E.E.   João Jacinto do Nascimento, Prof. 01-EF Anos Finais/EM 01
E.E.  Orlando da Costa Telles 01-EF Anos Finais/EM 01
São Carlos    
E.E.  Bento Da Silva César, Prof. 01-EF Anos Iniciais 01
E.E.  Eugênio Franco 02-EF Anos Iniciais 02
E.E. Orlando Perez, Prof. 01-EF Anos Finais 01

 

VII – Disposições Finais

1) Os candidatos que, após análise da documentação apresentada, não atenderem os requisitos mínimos para a inscrição contidos neste Edital, terão suas inscrições indeferidas antecipadamente à submissão das entrevistas.

2) A carga horária a ser cumprida pelo docente para o exercício da função gratificada de PC será de 40 horas semanais, distribuídas por todos os dias da semana e em todos os turnos de funcionamento da escola.

3) O perfil e a qualificação profissional do candidato deverão ser compatíveis com a natureza das atribuições relativas ao posto de trabalho a ser ocupado.

5) A designação para Professor Coordenador de Unidade Escolar ficará sujeita à atribuição de suas aulas.

6) Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Equipe Gestora e Supervisor de Ensino responsáveis pelo processo da Unidade Escolar.

7) O candidato deverá ter conhecimento do Decreto 64.187/2019 e a Resolução Seduc-3, de 11-1-2021.