EE Edésio Castanho conquista terceiro lugar no Projeto Voando Alto

Com o tema “Minha Cidade em Foco”, o concurso teve o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre produção de cinema. Os jovens produziram um curta de até 5 minutos de duração usando o próprio celular .

Os curtas foram selecionados por uma comissão composta por especialistas e representantes da Secretaria de Educação e premiados em evento na Unibes Cultural.

Nessa Terça-feira (18), os finalistas do concurso de curta metragem “MINHA CIDADE EM FOCO – PROJETO VOANDO ALTO” finalmente conheceram o grande vencedor.  A EE Edésio Castanho conquistou o terceiro lugar com o “Jornal LDE” apresentado pelo aluno Felipe. Os vencedores receberam certificado de participação em cerimônia na sede da Educação, assim como os Professores orientadores dos alunos vencedores nas duas categorias.

 

Sobre o Concurso

Alunos da rede estadual produzem animação após o término do curso “Cinema de Animação – Animação, Técnicas e Princípios”, fruto da parceria entre a Unibes Cultural e a Secretaria da Educação. Durante as aulas, o designer gráfico, músico e animador Silvano Olberga orientou os estudantes a desenvolverem uma animação, e o resultado pode ser visto nesse link.

Os adolescentes da E.E. Godofredo Furtado, com idades entre 14 e 16 anos, criaram o curta “Animando o dia”. Com direção do próprio Olberga e curadoria da diretora e produtora de cinema Chris Liu, a animação narra toda a iniciativa, quando um dos alunos tem a ideia de participar do curso. Durante os quase cinco minutos de vídeo, é possível acompanhar o que cada um criou nos 12 encontros semanais de aprendizado.

O curso faz parte do “Projeto Voando Alto: Educação e Cultura”, que promove uma série de iniciativas educacionais com o objetivo de introduzir e estimular a leitura e o cinema documental, assim como promover entre os alunos das escolas da rede pública estadual a produção literária e cinematográfica.