Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado na Diretoria de Ensino de São Carlos, clique na imagem abaixo:

 

Os encaminhamentos dos estágios supervisionados serão retomados na primeira quinzena de março de 2024.

 


Boas práticas e aprendizados

 

A pesquisa “Estágio Supervisionado na Diretoria de Ensino de São Carlos: Boas práticas e aprendizados”, trata-se de uma sistematização do projeto de estágio supervisionado coordenado e idealizada pela Diretoria de Ensino de São Carlos. O projeto iniciou em meados de 2015 e 2016, quando a Dirigente Débora Blanco decidiu qualificar os processos do estágio supervisionado nas escolas da DE. A Diretoria, então, criou protocolos de atendimento ao estagiário, articulou a iniciativa com as Instituições de Ensino Superior da região e sensibilizou a equipe gestora da escolas sobre a importância do período do estágio e a corresponsabilização da escola na formação do futuro professor. Sobretudo, a Diretoria se comprometeu a transformar a experiência de aprendizagem do estagiário, para que este tivesse um período de estágio significativo e de muita aprendizagem prática, alinhando seu plano de estágio com os desafios e a realidade da escola. 

Muitos foram os avanços desde que o projeto de estágio começou na Diretoria. Dentre eles, a implementação de processos de distribuição e alocação dos estagiários nas escolas da Diretoria de maneira mais equitativa, a aproximação entre escolas e universidades e faculdades da região, a consolidação de uma visão compartilhada entre Diretoria, escolas e IES pela corresponsabilização na formação do licenciando, e, principalmente, a participação ativa do estagiário no seu aprendizado e também para com as demandas e desafios da escola em que estagia. 

A pesquisa também sistematiza as oportunidades e desafios para que o projeto siga sendo aprimorado. A Diretoria de São Carlos demonstra grande comprometimento em continuar aprimorando esse projeto e garante que foi um divisor de águas para as escolas, as quais hoje solicitam o envio de estagiários pois percebem o quanto eles são grandes aliados na superação dos desafios de aprendizagem dos estudantes.

Juliana Gomes,

Pesquisadora que sistematizou a experiência do estágio supervisionado na Diretoria de Ensino de São Carlos.

Quer saber mais sobre a pesquisa, clique na imagem abaixo: