Estudantes da rede estadual podem se inscrever no Parlamento Jovem Brasileiro até 28 de maio

Para fazer parte do PJB, o concorrente precisa ter entre 16 e 22 anos completados até 31 de dezembro

Hoje (3) é o Dia do Parlamento. Mas, você sabe como é o trabalho de um parlamentar e como funciona o parlamento brasileiro? Com a intenção de familiarizar os estudantes com o trabalho do Poder Legislativo do país, foi criado o Parlamento Jovem Brasileiro. Alunos da rede estadual, matriculados no Ensino Médio, com entre 16 e 22 anos, podem se inscrever até 28 de maio.

O Parlamento Jovem Brasileiro é uma oportunidade para que os jovens possam experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais, com a diplomação, posse e exercício do mandato como Deputados Jovens, durante cinco dias, na Câmara dos Deputados em Brasília. Mas, além disso, é um programa que estimular a discussão de temas como política, cidadania e participação popular nas escolas.

Para fazer parte do Parlamento Jovem Brasileiro, o concorrente precisa ter entre 16 e 22 anos (completados até 31/12/2018). É necessário que os alunos da rede pública estadual estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio. Estudantes que cursam o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio também estão aptos a participar.

Depois, basta elaborar um Projeto de Lei de sua própria autoria. No site da Câmara, há materiais que auxiliam professores e alunos para elaboração de PL’s. Elaborado, é só encaminhar o projeto, a ficha de inscrição, uma cópia do RG, o comprovante de matrícula e a autorização do responsável legal para viagem do aluno ao Distrito Federal. Os Documentos devem ser encaminhados até o dia 28/05 exclusivamente para o e:mail: saopaulo.pjb2018@gmail.com . Mais informações sobre a edição 2018 do programa estão no site https://bit.ly/2EqOaHk .