DOE 12/11/2022

Diário Oficial Poder Executivo – Seção I sábado, 12 de novembro de 2022

 

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DECRETO Nº 67.268, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2022

Estabelece normas relativas ao encerramento da execução orçamentária e financeira das Administrações Direta e Indireta, visando ao levantamento do Balanço Geral do Estado do exercício de 2022, e dá providências correlatas.

RODRIGO GARCIA, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

Considerando as normas gerais contidas na Lei federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e as diretrizes fixadas na Lei Complementar federal nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal);

Considerando que o encerramento do exercício financeiro de 2022 e o consequente levantamento do Balanço Geral do Estado serão efetuados por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios – SIAFEM/SP, envolvendo providências cujas formalizações devem ser prévia e adequadamente ordenadas;

Considerando os requisitos, os prazos e o padrão mínimo de qualidade estabelecidos pelo Decreto federal nº 10.540, de 5 de novembro de 2020, para sistemas únicos e integrados de

execução orçamentária, administração financeira e controle;

Considerando que o resultado patrimonial das Autarquias, inclusive Universidades Estaduais, Fundações e Empresas Dependentes, deve ser incorporado ao Balanço Geral do Estado;

Considerando que os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária do 6º bimestre de 2022 e os Relatórios de Gestão

Fiscal do 3º quadrimestre de 2022 devem ser publicados até 28 de janeiro de 2023, em cumprimento às disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal;

Considerando que os procedimentos de encerramento do exercício devem ser cumpridos de maneira uniforme e rigorosamente de acordo com os prazos fixados,

Decreta:

SEÇÃO I

Dos Órgãos Abrangidos

Artigo 1º – Os Órgãos da Administração Direta, Autarquias, inclusive Universidades Estaduais, Fundações e Empresas Dependentes disciplinarão suas atividades orçamentária e financeira de encerramento em conformidade com as normas fixadas neste decreto.

SEÇÃO II

Do Encerramento das Execuções Orçamentária e Financeira

Artigo 2º – Os pedidos de confirmação do excesso de arrecadação de 2022 ou superávit financeiro de receitas próprias, vinculadas ou operações de crédito apurado no balanço patrimonial de 2021 deverão ser formalizados até 2 de dezembro de 2022, mediante a utilização do Sistema Integrado da Receita – SIR, disponibilizado no endereço eletrônico https://portal.fazenda. sp.gov.br/servicos/ integrado-receita/.

Parágrafo único – As solicitações de alterações orçamentárias referentes às receitas de que trata o “caput” deste artigo, desde que confirmadas no Sistema Integrado da Receita – SIR,

poderão ser formalizadas até 6 de dezembro de 2022, no Sistema de Alterações Orçamentárias – SAO, disponibilizado no sítio: www.sao.sp.gov.br.

Artigo 3° – A emissão de empenhos deverá ser efetuada até 9 de dezembro de 2022.

Parágrafo único – Excetuam-se do disposto no “caput” deste artigo os empenhos decorrentes de créditos suplementares concedidos posteriormente, bem como os empenhos referentes a vinculações constitucionais, pessoal e encargos, serviço da dívida, sentenças judiciais, transferências a municípios, emendas impositivas e transferências especiais federais.

Artigo 4º – Os saldos dos adiantamentos concedidos e não utilizados, cujo prazo de aplicação encerra-se no final do exercício, deverão ser recolhidos e anulados até 28 de dezembro

de 2022.

Artigo 5º – Os empenhos de adiantamentos não poderão ser inscritos em restos a pagar, devendo ser anulados até 28 de dezembro de 2022.

Artigo 6º – A liquidação da despesa de pessoal da Administração Direta deverá ser providenciada pelas respectivas Unidades Gestoras Executoras – UGEs, no prazo de 3 (três) dias úteis,

a partir da disponibilização no SIAFEM/SP dos dados relativos a dezembro de 2022.

Artigo 7º – A despesa de pessoal do mês de dezembro da Polícia Militar do Estado de São Paulo deverá ser registrada no SIAFEM/SP, pelo respectivo Centro de Despesa de Pessoal, até o

terceiro dia útil do mês de janeiro de 2023.

Artigo 8º – Os lançamentos da receita e os registros da despesa orçamentária devem ser encerrados até 10 de janeiro de

2023, para a elaboração dos demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal, a serem publicados até 28 de janeiro de 2023.

SEÇÃO III

Dos Restos a Pagar

Artigo 9º – O registro dos restos a pagar far-se-á por credor e empenho correspondente.

  • 1º – As despesas legalmente empenhadas e efetivamente liquidadas com a entrega do material, a prestação do serviço ou a execução da obra, pendentes de pagamento em 31 de dezembro de 2022, serão inscritas automaticamente no SIAFEM/ SP como restos a pagar processados.
  • 2º – A inscrição como restos a pagar não processados deverá ser efetuada pelas Unidades Gestoras Executoras – UGEs, de 12 de dezembro de 2022 a 10 de janeiro de 2023, e deve

estar devidamente justificada pelo ordenador da despesa e condicionada à existência da disponibilidade financeira necessária à sua cobertura.

  • 3º – O empenho da despesa não inscrito em restos a pagar será automaticamente anulado no SIAFEM/SP.

Artigo 10 – Os saldos de restos a pagar processados e não processados, inscritos em exercícios anteriores a 2022, serão bloqueados no SIAFEM/SP em 12 de dezembro de 2022.

  • 1º – As Unidades Gestoras Executoras – UGE´s poderão, após a devida justificativa fundamentada e com a anuência do ordenador de despesa, providenciar o desbloqueio dos restos a pagar, previstos no “caput” deste artigo, até 28 de dezembro de 2022, excetuados os saldos prescritos nos termos do § 5º do artigo 206 da Lei federal nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002.
  • 2º – Os saldos que permanecerem bloqueados em 28 de dezembro de 2022, serão automaticamente cancelados no SIAFEM/SP.
  • 3º – Excetuam-se do disposto no “caput” deste artigo os restos a pagar processados e não processados de empenhos referentes a vinculações constitucionais, serviço da dívida,

sentenças judiciais, transferências constitucionais, emendas impositivas e transferências especiais federais.

Artigo 11 – Os restos a pagar não processados, inscritos ou revigorados, que superarem a disponibilidade financeira apurada na elaboração do Demonstrativo da Disponibilidade

de Caixa e dos Restos a Pagar do Relatório de Gestão Fiscal, da Lei de Responsabilidade Fiscal, serão cancelados no SIAFEM/SP.

SEÇÃO IV

Das Atualizações Patrimoniais e Conciliações Artigo 12 – Para efeitos do levantamento dos Balanços pelas Autarquias, inclusive Universidades Estaduais, Fundações e Empresas Dependentes, e consolidação do Balanço Geral do Estado, a conciliação e a escrituração dos ajustes patrimoniais no SIAFEM/SP deverão ser obrigatoriamente concluídas nos seguintes prazos:

I – até 10 de janeiro de 2023:

  1. a) a adequação dos registros contábeis no SIAFEM/SP das efetivas disponibilidades financeiras em 31 de dezembro de 2022 com seus respectivos extratos bancários;
  2. b) a adequação dos registros contábeis no SIAFEM/SP das despesas registradas no processo “em liquidação” (\>NLEMLIQ), referentes a materiais de consumo ou materiais permanentes recebidos pelas Unidades Gestoras, os quais deverão ser liquidados, após a devida conferência quantitativa, qualitativa e fiscal, e os saldos não liquidados serão automaticamente cancelados no SIAFEM/SP;

II – até 3 de fevereiro de 2023:

  1. a) o registro dos ajustes contábeis e baixas nos saldos relativos a estoque, almoxarifado e bens móveis registrados no SIAFEM/SP, em conformidade com o sistema de controle de almoxarifado e bens móveis e com base no respectivo inventário físico findo em 31 de dezembro de 2022, conforme o Decreto nº 63.616, de 31 de julho de 2018;
  2. b) o registro dos ajustes contábeis de atualizações nos saldos relativos aos demais ativos e passivos registrados no SIAFEM/SP, com base em documentação hábil e controles da data base 31 de dezembro de 2022.

SEÇÃO V

Das Disposições Gerais

Artigo 13 – O processo de apuração do superávit financeiro, relativo às receitas vinculadas, será gerado automaticamente no SIAFEM/SP, pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, com

base na apuração de informações financeiras e orçamentárias registradas no SIAFEM/SP até 31 de dezembro de 2022.

  • 1º – O superávit financeiro será confirmado, condicionado à comprovação da existência de disponibilidade financeira correspondente.
  • 2º – Para o cumprimento dos artigos 14, 15 e 17 da Lei nº 17.293, de 15 de outubro de 2020, as transferências de recursos ao Tesouro Estadual, decorrentes do superávit financeiro de

2022, deverão ocorrer até 10 (dias) após a publicação do Balanço Geral do Estado.

Artigo 14 – Os Gestores de Contratos de Parcerias Público-Privadas – PPP´s deverão encaminhar os formulários com informações dos ativos, passivos e riscos em contratos de PPP´s à Contadoria Geral do Estado até 13 de janeiro de 2023, para fins de elaboração do Demonstrativo das Parcerias Público-Privadas, da Lei de Responsabilidade Fiscal, a ser publicado até 28 de

janeiro de 2023.

Artigo 15 – As Empresas Estatais, Dependentes e Não Dependentes, deverão encaminhar sua posição acionária, saldo patrimonial, índice de participação societária e respectivo balancete de dezembro de 2022, devidamente assinado, à Contadoria Geral do Estado, em conformidade com a Instrução CGE 1/2021, até 10 de fevereiro de 2023, para fins de consolidação dos registros contábeis da conta de Investimentos, do acionista majoritário, no SIAFEM/SP.

Parágrafo único – Na impossibilidade de encaminhamento da posição do balancete fechado em 31 de dezembro de 2022 no prazo estabelecido no “caput” deste artigo, a empresa deverá encaminhar o balancete fechado posição em 30 de novembro de 2022.

Artigo 16 – As demonstrações contábeis consolidadas do Estado de São Paulo que compõem a prestação de Contas do Governador, os relatórios previstos nos artigos 48, 52 a 55 da

Lei Complementar federal nº 101, de 4 de maio de 2000, bem como os demonstrativos e relatórios contábeis gerenciais, terão por base exclusivamente os atos e fatos registrados no sistema SIAFEM/SP.

Parágrafo único – As informações registradas no SIAFEM/SP são de responsabilidade dos órgãos, fundos e empresas estatais dependentes da Administração Pública, cabendo à Contadoria

Geral do Estado a consolidação das contas para fins de emissão dos relatórios legais.

Artigo 17 – Os Grupos Setoriais de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas orientarão as Unidades Gestoras das respectivas Secretarias e da Procuradoria Geral do Estado para o cumprimento das disposições deste decreto, especialmente quanto aos prazos estipulados para o encerramento do exercício.

Artigo 18 – O disposto neste decreto aplica-se, no que couber, aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público, à Defensoria Pública do Estado e ao Tribunal de Contas do Estado.

Artigo 19 – A Secretaria da Fazenda e Planejamento e a Secretaria de Orçamento e Gestão poderão editar normas complementares à execução deste decreto de encerramento do

exercício e decidir sobre casos especiais.

Artigo 20 – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 11 de novembro de 2022.

RODRIGO GARCIA

Amauri Gavião        Secretário Executivo, Respondendo pelo Expediente da Secretaria de Governo

 

Hubert Alquéres

Secretário da Educação

 

Felipe Scudeler Salto

Secretário da Fazenda e Planejamento

Nelson Baeta Neves Filho                                 Secretário de Orçamento e Gestão

Cauê Macris

Secretário-Chefe da Casa Civil

Publicado na Secretaria de Governo, aos 11 de novembro de 2022.

 

 

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Despachos do Secretário de 10-11-2022

Interessado: APEOESP

Assunto: Autorização para reposição de aulas não ministradas no dia 18/08/2021 devido à Paralisação e ato público Número de referência: SEDUC-EXP-2021/452159

Diante dos elementos de instrução que constam no expediente, e considerando as disposições da Resolução SE nº 102, de 22-9-2003, DEFIRO a reposição de aulas relativas à paralisação ocorrida no dia 18 de agosto de 2021 solicitada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – APEOESP.

Interessado: APEOESP

Assunto: SOLICITA AUTORIZAÇÃO DA REPOSIÇÃO DE AULAS E ATIVIDADES EM 08.02.2021 E 13.03.2021

Número de referência: SEDUC-EXP-2021/278915

Diante dos elementos de instrução que constam no expediente, e considerando as disposições da Resolução SE nº 102, de 22-9-2003, DEFIRO a reposição de aulas relativas à paralisação ocorrida entre 08/02/2021 e 13/03/2021 solicitada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – APEOESP.

 

 

Interessado: APEOESP

Assunto: ENC. OF SOLICITANDO REPOSIÇÃO DE AULAS E ATIVIDADES REFERENTE A PARALISAÇÃO NO DIA 29/03/2022

Número de referência: SEDUC-EXP-2022/226090

Diante dos elementos de instrução que constam no expediente, e considerando as disposições da Resolução SE nº 102, de 22-9-2003, DEFIRO a reposição de aulas relativas à paralisação ocorrida no dia 29 de março de 2022 solicitada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo – APEOESP.

Portarias do Chefe de Gabinete, de 11-11-2022

Retificando na Portaria do Chefe de Gabinete, de

09/11/2022, publicada no D.O.E de 10/11/2022, convocando para a Orientação Técnica: INOVA Educação Anos Iniciais: Projeto de Convivência, nos dias 22 e 23/11/2022.

Onde se lê:

II – Público-alvo: Cada diretoria de ensino deverá indicar: 01 Professor Especialista em Currículo e 01 Supervisor de Ensino ou Supervisor Educacional que acompanham o Programa Inova AI.

Leia -se:

II – Público-alvo: Cada Diretoria de Ensino deverá indicar 02 servidores que acompanham o Programa Inova AI, sendo:

* 01 Coordenador de Equipe Curricular ou 01 Professor Especialista em Currículo; e

* 01 Supervisor de Ensino ou Supervisor Educacional.

Retificando na Portaria do Chefe de Gabinete, de 09/11/2022, publicada no D.O.E de 10/11/2022, convocando para a Orientação Técnica do Programa Ensino Integral: Tema:

Protagonismo e os Temas Contemporâneos Transversais, nos dias 17 e 18/11/2022.

Onde se lê:

II – Público-alvo: Cada diretoria de ensino deverá indicar:

01 Professor Especialista em Currículo e 01 Supervisor de Ensino ou Supervisor Educacional que acompanham o Programa Ensino Integral.

Leia -se:

II – Público-alvo: Cada Diretoria de Ensino deverá indicar 02 servidores que acompanham o Programa Ensino Integral, sendo:

* 01 Coordenador de Equipe Curricular ou 01 Professor Especialista em Currículo; e

* 01 Supervisor de Ensino ou Supervisor Educacional